TEMAS DE SOCIOLOGIA
1º Ano Ensino Médio
1º TRIMESTRE
A formação das Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia e Ciência Política.
Origem, objeto de estudo objetivos e processo de organização.
Ciência, senso comum e o mito do cientificismo.
O que é Sociologia: o surgimento e o desenvolvimento da Sociologia como ciência.
O saber científico.
A contribuição da Sociologia para a compreensão da vida social.
Fundamentos epistemológicos da Sociologia: o processo de desnaturalização e o estranhamento da realidade.
Métodos de análise e instrumentos de pesquisa das Ciências Sociais.
Ciência, senso comum e o mito do cientificismo.
O que é Sociologia: o surgimento e o desenvolvimento da Sociologia como ciência.
O saber científico.
A contribuição da Sociologia para a compreensão da vida social.
Fundamentos epistemológicos da Sociologia: o processo de desnaturalização e o estranhamento da realidade.
2º TRIMESTRE
A relação entre indivíduo e sociedade: socialização e sociabilidade.
Perspectivas sociológicas clássicas: fatos sociais (Durkheim), ação social (Weber) e classes sociais (Marx) e suas relações com a sociedade brasileira.
Perspectivas sociológicas contemporâneas: Anthony Giddens e o conceito de estruturação.
Pierre Bourdieu e os conceitos de capital, campo e habitus.
Zygmunt Bauman e o conceito de modernidade líquida.
A relação entre indivíduo e sociedade: socialização e sociabilidade.
Perspectivas sociológicas clássicas: fatos sociais (Durkheim), ação social (Weber) e classes sociais (Marx) e suas relações com a sociedade brasileira.
Perspectivas sociológicas contemporâneas: Anthony Giddens e o conceito de estruturação.
Pierre Bourdieu e os conceitos de capital, campo e habitus.
Zygmunt Bauman e o conceito de modernidade líquida.
3º TRIMESTRE
Conceito de cultura.
Concepções de etnocentrismo.
Relativismo cultural como crítica ao etnocentrismo.
Evolucionismo, antropocentrismo.
Raça, etnia, etnicidade, multiculturalismo, identidade.
Racismo e modernidade.
Alteridade e distinção entre natureza e cultura.
Comunidade; processo civilizador (Norbert Elias).
2º Ano Ensino Médio
Conceito de cultura.
Concepções de etnocentrismo.
Relativismo cultural como crítica ao etnocentrismo.
Evolucionismo, antropocentrismo.
Raça, etnia, etnicidade, multiculturalismo, identidade.
Racismo e modernidade.
Alteridade e distinção entre natureza e cultura.
Comunidade; processo civilizador (Norbert Elias).
1º TRIMESTRE
Cultura material e imaterial, cultura erudita e
cultura popular.
Processos de interação social e
cultural.
Identidade cultural, multiculturalismo e
interculturalidade.
Relações étnico-raciais.
Contracultura.
Sistemas simbólicos, valores culturais e
ideológicos.
Ideologia e comportamento social.
A
discussão pós-colonial.
Desigualdade no Brasil: colonização, colonialismo e
patriarcalismo como estruturas da desigualdade.
Desigualdades étnico-raciais como fatores
estruturantes da sociedade brasileira:
- indígenas,
- afrodescendentes,
- quilombolas
- povos ciganos (povos e comunidades tradicionais).
2º TRIMESTRE
A Escola de Frankfurt e a indústria cultural: conceitos
de cultura de massa, alienação, reificação e
fetichismo.
Consumo, consumismo.
Comunicação, informação e ideologia.
Indústria cultural no Brasil - meios de
comunicação de massa, culturas locais e regionais.
Ciência, tecnologia e inovação no
mundo contemporâneo.
Sociedade em rede
(Castells).
Modernidade líquida(Bauman) e outras.
Desenvolvimento tecnológico - internet, e
plataformas digitais.
3º TRIMESTRE
Juventudes, cultura juvenil, território juvenil.
Identidades e consumo.
Relações de poder e
instituições sociais.
Juventude e o exercício da
cidadania.
Conceitos: migrante, refugiado, estereótipos,
preconceito, discriminação, xenofobia.
Migração -
trabalho, política, religião, cultura e meio ambiente.
Migração: aspectos jurídicos da cidadania e os
direitos humanos.
3º Ano Ensino Médio
1º TRIMESTRE
Tipos e contextos sociais, econômicos, políticos e culturais dos movimentos sociais: de classe, do campo, urbanos, ambientalistas, indígenas, quilombolas e de mulheres.
Diferenças e coexistência entre movimentos sociais tradicionais, novos movimentos sociais e movimentos sociais contemporâneos;
Comunidades tradicionais e o direito à terra;
Política agrícola brasileira;
Participação feminina nos processos produtivos e o papel das mulheres na agricultura familiar.
2º TRIMESTRE
Estratificação e desigualdades socioeconômicas: processos e modos de produção, trabalho,
mercadoria, mercado de trabalho, precarização do trabalho, emprego, subemprego e desemprego;
Educação, escolaridade, relações de produção e circulação de riquezas;
Transformações tecnológicas e o mundo do trabalho;
Inclusão e exclusão tecnológica de jovens, adultos, idosos (etarismo) e pessoas com deficiência.
Desigualdade entre gêneros no Brasil e no mundo;
Estrutura das sociedades patriarcais: violência e relações de poder;
Violência contra a população LGBTQIA PN+, violência doméstica, sexual, feminina, infantil, na escola;
Formas de violência: física, simbólica, psicológica, econômica;
O movimento de sororidade no Brasil e no mundo como resposta da sociedade civil à desigualdade de gênero e aos direitos preteridos das mulheres;
Desigualdade de gênero e interseccionalidade.
3º TRIMESTRE
Definição de sociedade civil organizada, Estado, nação, poder;
política, sistemas políticos, partidos políticos, participação política, ideologia, cidadania;
Formação do Estado Brasileiro: patriarcalismo, coronelismo, clientelismo e patrimonialismo;
Organização do Estado Brasileiro: regimes políticos e períodos de democracia e ditadura;
Características do Estado Democrático de Direito brasileiro;
Direitos humanos e a Declaração Universal de 1948: princípios e valores.
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