QUEM FOI CAPITÃO JOSÉ PRIMO?

QUEM FOI CAPITÃO JOSÉ PRIMO?

   
Companhia de Tecido Paulista

       Capitão José Primo é o nome de uma das avenidas mais importantes de Abreu e Lima. Mas, poucos conhecem quem ele foi e o que fez pela cidade para merecer a homenagem. Capitão José Primo de Oliveira foi prefeito de Paulista na década de 40. Ele iniciou as obras do primeiro Mercado Público de Maricota em 5 de fevereiro de 1942, conforme anunciou no Jornal Diário da Manhã. [1] O capitão José Primo, inaugurou então no dia 19 de abril de 1942 o primeiro mercado público do distrito de Maricota, com direito à café da manhã e almoço para autoridades e convidados, e à tarde desfie das escolas públicas. À noite houve um “soirée” para os convidados dançarem no prédio inaugurado. [2]Sem dúvida, começava a criar forma aquele que seria a principal fonte de renda que movimentava a futura cidade de Abreu e Lima, isto é, o comércio.


Mas, não era apenas em Maricota que seria realizada festa, em outras inaugurações como de escolas, a Vila dos Bancários que o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários construiu na rua América, nos Aflitos, haveria festas que faziam parte das homenagens e até palestras sobre a personalidade do presidente Getúlio Vargas, em comemoração ao seu aniversário.

O capitão não apenas construiu o primeiro Mercado Público como também o primeiro Grupo Escolar de Abreu e Lima, o famoso Mário Domingues,[3]onde a professora Isaura de França pode exercer um brilhante trabalho na área de educação dos moradores do distrito. Portanto, mesmo sendo nomeado pelo interventor de Pernambuco, e não sendo eleito democraticamente, o legado que capitão José Primo deixou foi de grande importância para o desenvolvimento do distrito que virou cidade.

Por Flávio Alves.


[1] Diário da Manhã, “Vida Administrativa”, 5 de fevereiro de 1942. Pág. 4.
[2] Diário da Manhã, “O Aniversário do Presidente Vargas Festividades que se realizarão neste Estado em homenagem à Data”, 17 de abril de 1942. Capa.
[3] http://www.paulistaem1lugar.com/2013/04/primordios-da-educacao-em-paulista.html. Acessado dia 09/11/2017.

Comentários