Principais métodos de estudo (arqueologia, paleontologia)

    Filmes como "A Múmia", "Indiana Jones" e "Jurassic Park" alimentaram o imaginário de gerações por muitos anos. Além disso, ajudaram a popularizar a profissão de arqueólogo como um estudioso em busca de artefatos antigos e aventuras históricas. O fato é que estas profissões não tem muito a ver com aventura, mas com método científico e bastante paciência. O estudo da Pré-história só é possível graças à essas duas áreas da ciência: a Arqueologia, que estuda o passado das civilizações e a Paleontologia, que estuda as formas de vida animal e vegetal de períodos geológicos do passado.


O QUE É A ARQUEOLOGIA?

    A arqueologia é a ciência que estuda as civilizações antigas através dos vestígios e indícios, procurando reconstruir sua história, cultura, forma de organização e modos de vida. Suas principais ferramentas de trabalho são o estudo dos fósseis, artefatos e monumentos que foram deixados por essas civilizações. Os arqueólogos buscam estes vestígios e registros através de escavações. [O que são fósseis?]

    Etimologicamente a palavra arqueologia vem do grego arkhé e logos, que significa "passado" ou "antigo", e "ciência" ou "estudo". Assim a palavra significa "ciência que estuda o antigo".



O QUE É A PALEONTOLOGIA?

    A paleontologia estuda todas as formas de vida dos períodos geológicos passados, seja ela animal ou vegetal, em uma busca pela compreensão da história da vida na Terra. Enquanto a arqueologia se concentra no que é produzido pelo homem, a paleontologia se concentra nos vestígios da vida no passado, como a flora (plantas, vegetação e florestas de uma região) e a fauna (conjunto de animais de uma região).

    Etimologicamente a palavra paleontologia deriva do grego antigo palaiós, que significa antigo, óntos que significa seres, e logos, que significa estudo. Assim, paleontologia significa "estudo dos seres antigos" ou "ciência que estuda seres antigos".
Fóssil de vegetação

Comentários