PRIMEIRA REPÚBLICA
(1889-1930)
A Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 foi, em grande parte, resultado da aliança dos cafeiculturoes paulistas com o exército contra um inimigo comum - o império -, embora as duas forças tivessem projetos políticos republicanos diferentes.
PROJETOS REPUBLICANOS
Projetos Republicanos para o Brasil
Com a proclamação da República em 1889, surgiram diferentes correntes políticas disputando o modelo ideal para o novo regime. Entre os principais projetos republicanos, destacam-se o liberal, o jacobino e o positivista.
1. Projeto Liberal
Os republicanos liberais eram, em sua maioria, membros da elite agrária e econômica, principalmente de São Paulo e Minas Gerais. Eles defendiam:
- Um Estado descentralizado, com maior autonomia para os estados.
- A garantia da livre iniciativa e do domínio da elite econômica sobre a política.
- A manutenção da estrutura social baseada na grande propriedade rural e no modelo oligárquico.
Esse grupo foi o que prevaleceu na Primeira República (1889-1930), consolidando um governo dominado pelas oligarquias, com práticas como a Política dos Governadores e o coronelismo.
2. Projeto Jacobino
- Um governo centralizado, forte e com participação popular.
- Reformas sociais, como maior inclusão dos trabalhadores e redução das desigualdades.
- Nacionalismo, com valorização da identidade e soberania brasileira.
3. Projeto Positivista
Os positivistas, inspirados nas ideias do filósofo francês Auguste Comte, defendiam um governo tecnocrático, baseado no conhecimento científico e na ordem. Seus princípios eram:
- A crença em um Estado forte e centralizador para organizar o progresso da nação.
- A separação entre Igreja e Estado, promovendo o laicismo.
- A ênfase na educação e na ciência como base para o desenvolvimento do país.
Os positivistas influenciaram bastante os militares que proclamaram a República, e suas ideias foram incorporadas a símbolos nacionais, como o lema "Ordem e Progresso" na bandeira do Brasil.
1. Proclamação da República (1889)
![]() |
Marechal Deodoro da Fonseca |
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou o golpe militar que pôs fim à monarquia e depôs Dom Pedro II. Esse movimento foi impulsionado por diversas insatisfações, como a crise econômica do Segundo Reinado, o descontentamento dos militares com o governo imperial e a pressão de setores republicanos, especialmente os cafeicultores do oeste paulista.
1.2 Instalação do Governo Provisório
1.3 A Constituição de 1891

As constituições do Brasil ao longo da História.
Acervo do Senado.
A primeira Constituição republicana do Brasil foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891, marcando a oficialização do novo regime. Inspirada no modelo dos Estados Unidos, estabeleceu o Brasil como uma República Federativa, dando autonomia política e administrativa às províncias, que passaram a ser chamadas de estados.

Acervo do Senado.
Comentários
Postar um comentário